CONTINUAÇÃO….ALVENARIA ESTRUTURAL : COMO PLANEJAR O SISTEMA PARA OBTER TODAS AS VANTAGENS

CONTINUAÇÃO….ALVENARIA ESTRUTURAL : COMO PLANEJAR O SISTEMA PARA OBTER TODAS AS VANTAGENS

Nós da LÓGICA CONSTRUTORA, devido à grande expertise que acumulamos ao longo dos anos na execução de obras em alvenaria estrutural, gostaríamos de passar aqui mais alguns pontos importantes na fase pré- obra, que envolve muito planejamento e estudo.

 

Vamos continuar vendo alguns pontos importantes que devem ser tomados na fase preliminar à obra:

 

  • Planejamento dos ensaios a serem realizados: os ensaios dos blocos, argamassas, groute, concreto e prismas são importantíssimos para ter-se uma obra com qualidade e segurança estrutural. Nessa fase preliminar deve-se portanto definir todos os ensaios a serem realizados, e a periodicidade dos mesmos. Contratar laboratórios qualificados para esses ensaios é fundamental para a confiabilidade do sistema.

  • Desenvolver o Plano de Controle de Qualidade da Alvenaria Estrutural: Para obter-se alta qualidade na execução, deve-se levar em consideração que a alvenaria estrutural é um sistema racionalizado e rápido, e portanto os Controles e conferências devem ser rigorosos e necessitam ser planejados com antecedência, evitando-se assim retrabalhos, perdas de materiais e atrasos. Portanto a equipe de produção e qualidade devem ter conhecimento antes do início da execução dos critérios de Controle e Aceitação dos serviços.

 

 

Dos tópicos apresentados acima, fica claro que a alvenaria estrutural é bastante competitiva e pode aliar baixo custo com velocidade de obra, porém deve-se dar grande importância para os projetos e planejamento. Deve-se levar em consideração que esse sistema é racionalizado, portanto não aceita improvisos e desorganização no Canteiro, sob risco de perder-se todas as vantagens do sistema.

 

Nas próximas publicações, nós da LÓGICA CONSTRUTORA vamos falar um pouco da importância de alguns detalhes construtivos que fazem a diferença na utilização desse sistema.

 

 

Escrito por: Eng. João Carlos Schalch

 

Fique por dentro das novidades

POSTS INSTAGRAM > Lógica Construtora